imovelavenda
MeuImóvelAVenda
MeuImóvelAVenda
» Cadastre-se
Comece a publicar seus imóveis gratuitamente.
|
Entrar
Entrar


Informe o e-mail com o qual você criou a sua conta Imóvel à Venda para que nós possamos enviar seus dados de acesso com segurança.

Seu e-mail cadastrado:

Glossário

 

 A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   W   V   X   Y   Z 

Pesquisa do termo: construcao
Tamanho da letra Página 1
A+ | A- (0,076 segundos)

AGENTE FINANCEIRO - Instituição pública ou privada que integra o Sistema Financeiro Nacional. Tem a função de coletar, intermediar e aplicar recursos financeiros próprios ou de terceiros na construção civil, com autorização do Banco Central.

ALVARÁ - Documento emitido por órgão público competente com autorização para incorporação e/ou construção de projeto arquitetônico.

ALVENARIA (FASE DE) - Estágio da obra de uma construção em que se realiza o fechamento do “esqueleto” do prédio: alvenaria com blocos, pedra, tijolos etc. Conjunto de elementos utilizados na construção de uma parede, muro ou alicerce.

APROVAÇÃO DE PROJETO - Conjunto de análises a que é submetido determinado projeto arquitetônico, até que seja emitido o documento de licença, denominado Alvará, autorizando sua incorporação e/ou construção.

ÁREA COMPUTÁVEL - Somatória de áreas que devem ser consideradas em um projeto, visando o aproveitamento máximo permitido para construção em determinado terreno.

ÁREA DE CONSTRUÇÃO - Soma das áreas, incluídas paredes e pisos, cobertos ou não, de todos os pavimentos de uma edificação.

ÁREA NÃO-COMPUTÁVEL - Somatória de áreas que não entram no cálculo da área máxima de construção permitida em determinado terreno (área computável), mas ainda assim deve ser considerada na área total.

ÁREA TOTAL DE PREFEITURA - Somatória de áreas que compreende a área computável e a área não-computável de determinada construção.

ARQUITETO - Profissional diplomado em Arquitetura, que projeta a construção e reforma de edificações. Também pode ser responsável pelo planejamento de jardins, bairros e cidades.

AMARRAÇÃO - 1. Constr. Disposição dos materiais, numa construção, de sorte que cada nova peça assentada ao ligar-se com as outras, aumenta a junção entre elas, contribuindo para imprimir maior solidez e estabilidade ao conjunto.

BARRACÃO - 1. Abrigo ou telheiro, ou casa provisória, geralmente de madeira, para guardar utensílios ou depositar materiais de construção, num canteiro de obras; barraca. 2. Bras., GO. Pequeno quarto ou depósito junto ao mercado, nos quais se armazenam gêneros do País. 3. Bras., RJ. Barraco.

BASALTO - 1. Rocha muito dura, de grão fino e cores escuras, usadas na pavimentação de estradas e na construção

CANTEIRO DE OBRAS - Conjunto de instalações provisórias de uma obra, onde geralmente realizam-se os serviços auxiliares à construção. O canteiro de obras pode abrigar depósito, alojamento e oficinas.

COHAB - Sigla de Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo. Companhia de economia mista, constituída em conformidade com a Lei Municipal n.º 6.738, de 16/11/65, responsável pelo desenvolvimento, planejamento e execução de soluções habitacionais em coordenação com órgãos públicos e privados. Seu objetivo é tornar acessível a aquisição ou construção de moradias.

CONSTRUTORA - Empresa responsável pela construção de determinada obra.

DILATAÇÃO - 1. Aumento de dimensão. Aumento do volume dos corpos, principalmente a partir da ação do calor. Os projetos de engenharia e arquitetura trabalham com previsões de dilatação dos materiais e dos elementos envolvidos numa estrutura de construção. Ver Junta de dilatação.


De 1 a 16 de 46 termos
123»
As melhores opções de imóveis, casas, apartamentos em Gramado você encontra na Imobiliária Gramadense.